"Entregar a palavra ao outro, deixar que ela aja em seu interior e cresça, a ponto de tornar-se irresistível sua expressão e troca." Eliana Yunes
RSS

11 de maio

"A LEITURA LITERÁRIA"
Palestra com o escritor
BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS

Mediação: Prof. Dra Maria Lilia Simões de Oliveira

Professora Adjunta da Puc-Rio e autora do livro "A Língua e o Discurso da Memória: a semântica da infância revisitada em Bartolomeu Campos de Queirós"

Bartolomeu Campos de Queirós viveu sua infância em Papagaio, cidade pequena com gosto de "laranja serra-d'água", no interior de Minas Gerais, antes de se instalar em Belo Horizonte, onde reside e trabalha.

Seu interesse pela literatura e pelo ensino da arte o fez viajar muito por este país. Conhece as cidades apreciando azulejos e casas pacientemente - um andarilho atento a cores, cheiros, sabores e sentidos que rodeiam as pessoas do lugar, com o mesmo encanto na alma com que observava os rios da Amazônia, dos quais costuma sentir saudades em Minas.


Bartolomeu só faz o que gosta, não cumpre compromissos sociais nem tarefas que não lhe pareçam substanciais. Diz ter fôlego de gato, o que lhe permitiu nascer e morrer várias vezes. "Sou frágil o suficiente para uma palavra me machucar, como sou forte o suficiente para uma palavra me ressuscitar."

É detentor dos mais importantes prêmios literários nacionais.

Neste ano, foi, pela segunda vez, indicado, ao lado do ilustrador Roger Mello, ao prêmio Hans Christian Andersen, a maior láurea dedicada à Literatura Infanto-Juvenil em todo o mundo.


HORÁRIO: 10h às 11h30min.
LOCAL: Teatro Raul Cortez
PÚBLICO-ALVO: Todo e qualquer amante da Palavra
NÚMERO DE TOTAL DE VAGAS: 440


SHOW MUSICAL
“CABEÇA DE VENTO”,
 

COM BIA BEDRAN


“Cabeça de Vento” faz um passeio pelo universo sonoro criado por Bia, numa linguagem cênica que contempla a literatura, a poesia e a ludicidade de seu jeito singular de envolver adultos e crianças, marca de um trabalho de sucesso, que vem atravessando gerações.

No Show, a utilização de bonecos e adereços vai entremear as histórias e os diversos números musicais preparados por Bia Bedran e seus músicos. O repertório do show abrange os sucessos já conhecidos de seu grande público de educadores e crianças, como Dona Árvore, Videotinha e As caveiras, além de passear por outras canções escolhidas dentro de todo o seu trabalho reunido em 8 CDS, entre as quais Ciranda do Anel, Xô papão e O Piolho.

Cabeça-de-vento é recheado de momentos em que a platéia participa, não somente através do canto, mas também do ritmo e de brincadeiras de movimentação corporal.

O espetáculo é batizado com o nome do livro que a autora lançou em 2003 pela Editora Nova Fronteira e que consiste num grande sucesso editorial, tendo sido adotado por diversas escolas desde então. Também é titulo da canção que Bia compôs para o personagem do livro e que está gravada em seu CD “Fazer um Bem”, lançado em 2005.

Cabeça-de-vento é uma homenagem a todos os criadores que com suas “cabeça-de-vento” são capazes de deixar a marca da arte inventiva impressa na vida das pessoas.
• LOCAL: Teatro Raul Cortez
• PÚBLICO-ALVO: Espetáculo reservado para alunos e professores da Rede Municipal de Ensino
(previamente agendados)


RECITAL POÉTICO com
ELISA LUCINDA


Elisa Lucinda nasceu num domingo, 2 de fevereiro, em Vitória do Espírito Santo, onde se formou em jornalismo e chegou a exercer a profissão. Em 1986, mudou-se para o Rio de Janeiro disposta a seguir a carreira de atriz.

Sempre atuando em teatro, cinema e televisão, publicou seu primeiro livro de poesia “O Semelhante”, em 1994. Este foi um passo para que a peça de mesmo nome, onde ela dizia seus versos e conversava com a platéia, permanecesse em cartaz durante seis anos, no Brasil e no exterior.

Popularizando a poesia com seu jeito coloquial de escrevê-la e dizê-la, sua presença cênica tanto no palco como na tela é impressionante.

Elisa Lucinda é considerada um dos maiores fenômenos da poesia brasileira. “A menina transparente”, poema que marca sua estréia na literatura infantil, recebeu Prêmio Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ.

A notável Capixaba vem ao longo de sua carreira presenteando o público com seu jeito peculiar e natural de falar poesia sem representar o verso mas apresentando as emoções que as palavras podem proporcionar...

Compartilhe com Elisa Lucinda de seus versos! Brindemos à vida!


• HORÁRIO: 18h30min.
• LOCAL: Teatro Raul Cortez
• PÚBLICO-ALVO: Todo e qualquer amante da Palavra
Serão distribuídas senhas uma hora antes do
início do espetáculo.

2 comentários:

Anônimo disse...

O melhor recital poético que já fui , como um futuro professor essa experiência foi bastante construtiva para minha formação. A partir de hoje sei que me interessarei por poesia . nota 10

Anônimo disse...

Sou professora da rede, e como admiradora da Elisa, fiquei muito comovida pela forma como a mesma, sente e vê a poesia,como um jeito muito peculiar de se comunicar...
Na expressão holistica de compartilhar sentimentos..
Parabéns Elisa, pela sua sensibilidade.
Procuro sempre assistir a seus espetáculos...
Katya(EM Eulina Pinto de barros)

Postar um comentário